Texto: LG Rodrigues
Imagens: Divulgação
Discman - Em 1984, a Sony lançava no mercado um dos aparelhos mais geniais para a época até então, o D-50, primeiro tocador de CDs portátil, Discman para os íntimos. O item se tornou mais do que necessário para o público jovem em meados dos anos 90, quando se popularizou imensamente devido ao fato de que antes era necessário possuir um aparelho de som para ouvir seus CDs favoritos daquela badalada banda estadunidense.
Quem tomou seu lugar?
MP3 - A segunda metade dos anos 90 praticamente “enterrou” os até então populares Discmans com a chegada do MP3 Player. O qual não somente é menor e mais durável como pode armazenar até 500 músicas a mais, não precisa de pilhas e não utiliza mídias físicas, ah e é bem mais barato, um mero detalhe.
ICQ - Lançado publicamente por um grupo de quatro estudantes israelitas em 1996, o ICQ foi de fato o primeiro programa de mensagens instantâneas online a fazer sucesso no Brasil. A febre entre os jovens só diminuiu em meados dos anos 2000 devido à chegada de forte concorrência, embora o messenger ainda esteja bem vivo na Europa.
MSN - Sem dúvidas o maior e mais conhecido programa de mensagens instantâneas. Lançado em 1999, o MSN inovou ao se integrar com os serviços de e-mail Hotmail. Isso, somado aos investimentos pesados feitos em publicidade levaram o software a possuir mais de 320 milhões de utilizadores, sendo que destes, mais de 100 milhões o usam diariamente.
VHS - Criado em 1976, o Video Home System (Sistema de Vídeo Caseiro) era a maneira mais popular de se assistir filmes ou gravações em casa. Durante boa parte dos anos 80 e 90 as fitas de VHS lotavam as prateleiras de locadoras e formavam um mercado lucrativo, tanto para o cinema mundial quanto para empresas como a JVC que vendia fitas virgens, prontas para serem usadas em filmagens caseiras.
Quem tomou seu lugar?
DVD - O Digital Video Disc (Disco Digital de Vídeo) foi criado em 1995 numa parceria entre Philips, Sony, Toshiba e Time Warner. Assim como seu antecessor o DVD ainda é mais utilizado para reprodução de filmes, mas a sua grande vantagem perante as fitas foi também a possibilidade de armazenar dados, além é claro de ser mais durável, compatível com a maioria dos PCs e bem mais compacto.
Nascendo no horizonte
Blu-ray - Sem dúvidas esse é o único sucessor que já podemos prever sem correr riscos de errar. É fato que o Blu-Ray vai servir como uma espécie de expansão para o DVD, uma vez que apenas um disco da nova tecnologia é capaz de armazenar até 50 Gigabytes, dez vezes a mais do que um DVD normal. Além disso, o Blu-ray também é capaz de reproduzir vídeos em alta definição (HD) e tem maior durabilidade. O Blu-ray já é moda no hemisfério norte e parece ser apenas uma questão de tempo para que ele se popularize aqui no Brasil também.